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Qualidade  


Todo empreendedor, líder ou gestor, tem em sua fala a qualidade, afirma dar o melhor para os clientes, seus funcionários e para o seu negócio.

Nos casamentos, amizades, criação dos filhos, relacionamentos com os pais, não são diferentes, sempre achamos que somos os melhores.

O cuidado com a casa, com o carro, com a saúde, com a aparência, nos estudos e outras atividades, tem a qualidade medida pela percepção.

Quando alguém nos diz que não estamos fazendo o melhor, costumamos nos sentir injustiçados.

A qualidade não pode depender simplesmente das percepções.
Esta imagem é um exemplo clássico de percepção falha da qualidade.
Vemos uma oficina mecânica divulgando seus serviços.
Acredito que para o Gordo (nome do Dono da oficina),
ele é muito capaz e acha que está prestando um serviço de qualidade.

A qualidade é um processo de se ver de fora para dentro e implementar melhoras sempre. Não é o que achamos ser mas sim, como somos vistos, temos que apresentar algo que agrade.

Não perceber que está fazendo errado, desestrutura rapidamente qualquer negócio.

Um exercício produtivo para buscar a qualidade é definir os conceitos e critérios, ter claro o perfil desejado, listar o que se espera de cada pessoa e das suas atividades e medir com todos os envolvidos, pontuar e implementar melhorias. Esta dinâmica precisa ser repedida sistematicamente.

Para os estudiosos, nunca se atinge o nível máximo de qualidade, sempre há o que melhorar.

Cuidado com as suas percepções, elas por si só costumam enganar e levar coisas de valor sem entender porque.

Marcos Cavalcante

Reflexão:
E verdade que toda correção parece, de momento, antes motivo de pesar que de alegria. Mais tarde, porém, granjeia aos que por ela se exercitaram o melhor fruto de justiça e de paz. Hebreus 12:11

 

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