HOME MENSAGENS DICAS DE LIDERANÇA CONTATO  

 

Paradigma, como surge.  


Extraído do livro "Sabedoria das Parábolas na Alta Administração,
de Alexandre Rangel

Um grupo de cientistas colocou numa jaula, cinco macacos, uma escada e sobre ela um cacho de bananas pendurado.

Quando um macaco subia a escada para apanhar as bananas, era lançado um jato de água fria nos macacos que estavam no chão. Depois disto, quando um macaco ia subir a escada, os outros enchiam-no de pancada. Assim, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.

Então, os cientistas substituíram um dos cinco macacos. A primeira coisa que o novato fez, foi subir a escada e logo apanhou sem saber porque. Depois de algumas surras, o novo integrante não subia mais a escada.

Um segundo foi substituído, e o mesmo ocorreu e o primeiro substituto participou da surra ao novato. Assim, o terceiro, o quarto e, finalmente, o último foi substituído. A surra se repetia e a banana não era nem tocada.

Os cientistas ficaram, então, com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam a bater naquele que tentasse chegar às bananas.

Se fosse possível perguntar a algum deles porque batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria:

Não sei, mas o paradigma daqui é esse e não sou eu que vou mudá-lo.

"É MAIS FÁCIL DESINTEGRAR UM ÁTOMO DO QUE UM PRECONCEITO" (Albert Einstein)

Marcos Cavalcante

Reflexão:
Daniel 3
1 O rei Nabucodonosor fez uma estátua de ouro, de sessenta côvados de altura e seis de largura, e erigiu-a na planície de Dura, na província de Babilônia.
5 no momento em que ouvirdes o som da trombeta, da flauta, da cítara, da lira, da harpa, da cornamusa e de toda espécie de instrumentos de música, vós vos prostrareis em adoração diante da estátua de ouro ereta pelo rei Nabucodonosor.
6 Quem não se prostrar para adorá-la será precipitado sem demora na fornalha ardente!
12 Pois bem, há aí alguns judeus, a quem confiaste a administração da província de Babilônia, Sidrac, Misac e Abdênago, os quais não tomaram conhecimento do teu edito, ó rei: não rendem culto algum a teus deuses e não adoram a estátua que erigiste.
21 Esses homens foram então imediatamente amarrados com suas túnicas, vestes, mantos e suas outras roupas, e jogados na fornalha ardente.
25 Pois bem, replicou o rei, eu vejo quatro homens soltos, que passeiam impunemente no meio do fogo; o quarto tem a aparência de um filho dos deuses.
30 Depois o rei ainda melhorou a situação de Sidrac, Misac e Abdênago na província de Babilônia.

 

© 2009 - Direitos reservados